Equipe

Vamos nos apresentar com um pensamento expresso num dos capítulos escritos por nós no livro: Avaliar para nós, é…

Arlete Zagonel Serafini

Arlete Zagonel Serafini

pedagoga, psicopedagoga (ABPp Titular nº 08PR/138)

“Compreender o caminho traz a história, que revela fatos, acontecimentos, que tiveram importância no processo de construção do padrão de aprendizagem de quem está sendo avaliado”.

Formação: Pedagoga, Especialista em Educação Especial e Psicopedagogia e Formação em Teoria e Técnica de Grupos Operativos.
Atuação: Atendimento psicopedagógico no âmbito clínico de crianças, adolescentes e adultos; Assessoramento psicopedagógico à instituições.
Publicações: Co-autora de livros e artigos científicos.
Atuação em órgãos de classe: Conselheira da Associação Brasileira de Psicopedagogia, sessão Paraná (2017-2019); Assessora psicopedagógica da ADEA ( Associação de Defesa e Educação Ambiental ).
Laura Monte Serrat Barbosa

Laura Monte Serrat Barbosa

pedagoga, psicopedagoga (ABPp Titular nº 01PR/03)

“Assim, avaliar uma criança aprendiz requer muito mais do que olhar para os sintomas e classificá-los; é preciso compreendê-los como resultados da dinâmica interacional vivida no cotidiano, como um fenômeno, também, social”.

Formação: Pedagoga, Especialista em Psicologia Escolar e da Aprendizagem, com Formação em curso livre em Psicopedagogia Clínica e em Teoria e Técnica de Grupos Operativos, Mestre em Educação.
Atuação: Atendimento psicopedagógico no âmbito clínico de crianças, adolescentes e adultos; assessoramento psicopedagógico à instituições; e formação de psicopedagogos.
Publicações: Livros nas áreas de Psicopedagogia e Educação; artigos em revistas educacionais e artigos científicos.
Atuação em órgãos de classe: Conselheira eleita de Associacão Brasileira de Psicopedagogia ABPp; Diretora administrativa da diretoria executiva da ABPp Nacional; é Conselheira Nata da ABPp - seção PR.
Simone Carlberg

Simone Carlberg

pedagoga, psicopedagoga (ABPp Titular nº 09PR/71)

“Há um movimento de patologização de tudo e isso cria uma sensação de constante desacerto no processo da vida. Essa tendência... está impregnando a sociedade de maneira avassaladora e, no contexto do trabalho psicopedagógico constatamos isso diariamente”.

Formação: Pedagoga (UFPr) com formação em Clínica Psicopedagógica e em Teoria e Técnica de Grupos Operativos (Centro de Estudos Psicopedagógicos - Curitiba em parceria com o CEP Buenos Aires).
Atuação: Atendimento psicopedagógico no âmbito clínico individual e grupal; assessoramento psicopedagógico no âmbito institucional; professora convidada em cursos de Especialização em Psicopedagogia; coordenadora e professora em cursos de formação e aperfeiçoamento em psicopedagogia e coordenação de grupos; pesquisadora na área da psicopedagogia e educação.
Publicações: livros nas áreas de Psicopedagogia e Educação.
Atuação em órgãos de classe: Associada Titular da Associação Brasileira de Psicopedagogia; Presidente da ABPp Seção Paraná – triênio 2017/2019.
Vera Lucia Germano Sicuro

Vera Lucia Germano Sicuro

psicóloga clínica, terapeuta sexual, terapeuta de casal e de família – CRP nº 08/0222

“Uma das características básicas da visão sistêmica é o movimento de ampliar e focar, isto é, ver o indivíduo ora como um sistema, um ser único com suas peculiaridades, ora como um subsistema ou parte de sistemas maiores, como a família que lhe deu origem e o meio social e escolar em que vive e convive”.

Formação: Psicóloga Clínica, Especialista em Psicologia Escolar, com formação em cursos livres de Terapia Familiar, Terapia Sexual e Teoria e Técnica de Grupos Operativos.
Atuação: Atendimento psicológico individual, de casal e familiar, Terapia Sexual, Assessoramento a instituições para desenvolvimento de grupos, formação de psicólogos.
Publicações: Livro na área de psicologia e educação e artigos em revistas educacionais.
Atuação em órgãos de classe: Sócia fundadora da Associação Paranaense de Terapia Familiar - APrTF, membro da Associação Brasileira de Terapia Familiar - ABRATEF
Virgínia Alice C. R. F. de Oliveira

Virgínia Alice C. R. F. de Oliveira

psicóloga, terapeuta de família – CRP nº 08/0361

“Gostaria de partir da proposta de que viver é um processo que pulsa, se contrai e se expande, se movimenta, é dinâmico e, por essa dinamicidade, adapta-se, equilibra-se e desequilibra-se. A maioria do que fica estático, parado, emperra, apodrece ou passa por um momento de transição para continuar a crescer”.

Formação: Psicóloga clínica com cursos de formação livre em Terapia Familiar e de Casal, e em Teoria e Técnica de Grupos Operativos.
Atuação: Psicoterapia individual e em grupo, Atendimento Psicológico a casais e famílias, Atendimento para a reflexão da Escolha Profissional – individual e em grupo, Atendimento para a reflexão das funções parentais – individual e em grupo.
Publicações: Livro nas áreas de Psicologia e Psicopedagogia, e Artigos em revistas especializadas de Psicologia e Educação.
Atuação em órgãos de classe: Membro da Equipe fundadora de APrTF – Associação Paranaense de Terapia Familiar.

Esta equipe, sempre em movimento, acolheu e despediu-se de profissionais ao longo de seu percurso e, aos 30 anos da Síntese – Centro de Estudos da Aprendizagem, permanece reunida para discutir, estudar e aprofundar saberes.

Converse com a gente!