Blog

Clube de LeituraS

18 de fevereiro de 2021

Simone Carlberg

O Clube de LeituraS foi organizado com o intuito de oferecer um espaço virtual de ampliação de conhecimentos e articulação de saberes entre profissionais e estudantes da área de educação, da psicopedagogia e áreas afins que, em meio à pandemia, voltaram-se ao aprimoramento e aprofundamento de seus conhecimentos ou, até mesmo, ao preenchimento de seu tempo de isolamento social, por meio de uma atividade que permitiu a interação com outras pessoas, mantendo-se vínculos anteriores e/ou iniciando novos contatos.

As diferentes linguagens que justificam a palavra leituras no plural, referem-se aos diversos suportes onde a palavra escrita ou falada são encontradas e, ainda, suportes que contemplam imagens, sons, cores, movimento, mesmo que sem palavras e que fazem parte do complexo universo de comunicação e expressão de saberes e pseudo saberes com os quais nos deparamos cotidianamente.

A construção grupal implícita em um clube de leituras possibilita a apresentação e reflexão de diferentes perspectivas sobre o mesmo conteúdo que, evidentemente não se esgota, porém possibilita a articulação de fios condutores de energia que lubrificam o pensamento de cada integrante, oferecendo-lhe um lugar de predisposição para a compreensão da realidade complexa vivida.

O próprio recurso utilizado para a realização dos encontros do Clube, que ocorrem de maneira virtual, é mais uma das linguagens a ser vivida, experimentada, explorada, discutida…

O primeiro módulo oferecido, teve como ponto central a ética nas relações sociais – familiar e escolar em diferentes tempos geográficos e históricos. Os integrantes do Clube, por meio dos livros selecionados, foram convidados a passear pelas décadas de 50, 60 e a primeira do século XXI, pelas mãos de dois personagens: Nicolas em francês e Nicolau em português (de René Goscinny e Jean Jacques Sempé) e Tomás (Yve de La Taille), como também, relembrar a história da relação com as leituraS que cada integrante construiu ao longo de sua vida.

Da leitura de palavras impressas em papel, até a linguagem audiovisual, constituída pela linguagem verbal, visual e sonora do cinema em seus diferentes gêneros, com ênfase na animação, além de outras expressões artísticas como as charges, a música; as entrevistas, entre tantas outras possibilidades, foram contempladas, lembradas, observadas e articuladas dentro dos limites de tempo programado para os encontros do Clube de LeituraS.

O tema, para o segundo módulo do Clube de LeituraS está definido como linguagens destinadas às infâncias que também poderá ser articulado com a ética, tema do primeiro módulo, uma vez que toda a ação humana e seus resultados são permeados por princípios.

A literatura infantil, o cinema, os comerciais, os brinquedos e brincadeiras, os ambientes naturais e artificiais entre outros aspectos serão contemplados a partir do material, inicialmente selecionado pela coordenação e complementado pela participação dos integrantes do Clube com as curiosidades, demandas e perspectivas.

O segundo módulo do Clube de LeituraS terá início no dia 09 de março e totaliza seis encontros no decorrer dos meses de março (09, 23), abril (06, 20) e maio (04,18).

Para mais informações, envie uma mensagem para: 41 9 8419.8543.

Fica aqui o convite para você ser um dos integrantes do Clube de LeituraS!

Voltar
Converse com a gente!