Avaliação Psicopedagógica numa visão Sistêmica
É uma forma de avaliação que foi criada pela Equipe da Síntese e tem como objetivo ver o aprendiz em situação de aprendizagem nos grupos com os quais convive com mais frequência: a família e a escola. Além disso, vê-lo individualmente compreendendo-o, também, como um sistema capaz de articular as dimensões envolvidas no processo de aprender – a saber: cognitiva, afetiva, social e o funcionamento que advém da articulação destas dimensões. Para tal, foram concebidas duas abordagens avaliativas – uma que chamamos de Avaliação Psicopedagógica Panorâmica e trata de ver o indivíduo em situação de aprendizagem individualmente, com sua família e na escola para ter uma ideia global do funcionamento. E, outra, que denominamos de Avaliação Psicopedagógica Focada que propõe, aprofundar o entendimento de como este sujeito aprende avaliando as dimensões da aprendizagem já indicadas, com instrumentos específicos que nos permitam compreender o funcionamento da pessoa que aprende, os obstáculos que aparecem em seu processo de aprender e as possibilidades de aprendizagem existentes.