Atividades

O objetivo da Síntese é estudar, pesquisar a aprendizagem e atender pessoas para que aprendam mais e melhor.

A equipe foi formada para olhar a aprendizagem tanto do ponto de vista da psicopedagogia, quanto da psicologia, considerando o sujeito que aprende em situação de aprendizagem, quer seja uma pessoa, um grupo, uma instituição ou uma comunidade. O processo de intervenção, ora é realizado em conjunto pela equipe, ora por área de atuação – Psicopedagogia e Psicologia, respectivamente. Semanalmente a equipe reúne-se para dialogar, estudar, realizar discussões clínicas e encaminhar questões administrativas do Centro de Estudos.

Avaliação Psicopedagógica numa visão Sistêmica

É uma forma de avaliação que foi criada pela Equipe da Síntese e tem como objetivo ver o aprendiz em situação de aprendizagem nos grupos com os quais convive com mais frequência: a família e a escola. Além disso, vê-lo individualmente compreendendo-o, também, como um sistema capaz de articular as dimensões envolvidas no processo de aprender – a saber: cognitiva, afetiva, social e o funcionamento que advém da articulação destas dimensões. Para tal, foram concebidas duas abordagens avaliativas – uma que chamamos de Avaliação Psicopedagógica Panorâmica e trata de ver o indivíduo em situação de aprendizagem individualmente, com sua família e na escola para ter uma ideia global do funcionamento. E, outra, que denominamos de Avaliação Psicopedagógica Focada que propõe, aprofundar o entendimento de como este sujeito aprende avaliando as dimensões da aprendizagem já indicadas, com instrumentos específicos que nos permitam compreender o funcionamento da pessoa que aprende, os obstáculos que aparecem em seu processo de aprender e as possibilidades de aprendizagem existentes.

Ciranda de Educadores

Ciranda de Educadores – Uma ciranda é uma roda de dança que possibilita o encontro, a convivência, a coexistência, a aprendizagem do novo. Uma ciranda pode ser também, uma peneira grossa com a qual se separa da areia as pedras maiores para novas moagens.

E uma ciranda de educadores, o que é? Para a Síntese, a Ciranda de Educadores é uma roda de conversa que a partir de uma grande peneirada nos temas sociais que nos instigam, seleciona um deles para ser motivo de discussão e de novas aprendizagens. A Síntese começou a cirandar em 1999 e até hoje já organizou vários belos encontros de pessoas interessadas em pensar e agir para a construção de um mundo mais humano. Dentre os temas discutidos na Ciranda de Educadores a Síntese trouxe: A disciplina no mundo instantâneo e suas relações com as dificuldades de aprendizagem; Como nós, educadores, estamos transitando entre os valores por nós conhecidos e aqueles que estão emergindo em nossa sociedade; O mito da independência; O superdotado: ele existe?; Como são as escolas em outros países? Semelhanças e diferenças na concepção de ensinar e aprender; Curiosidade, proibição, transgressão e aprendizagem; Ambiente educativo: como deve ser o espaço para nos educarmos neste milênio? A educação de crianças pequenas – cadê a infância que estava aqui?; Sexualidade infantil no século XXI como educar nossas crianças sem inibir e nem desregrar a sexualidade humana; O simbólico e a aprendizagem – Contos de Fadas; Minha Pátria é a minha vida – aprender a ser brasileiro para aprender a ensinar a ser brasileira; Horror – um gênero narrativo; O humor na escola – trocando em miúdos; Da Babilônia ao pátio da minha escola – uma reflexão sobre a coexistência; O processo educativo em tempos de intoxicações eletrônicas.

Assessoramento à aprendizagem

Este tipo de ação pode ser realizado pelas duas áreas de atuação ou por uma delas, dependendo da especificidade do motivo da procura. Normalmente, são solicitações feitas por instituições governamentais ou particulares que solicitam uma parada institucional para questionar o que está sendo feito. Já tivemos solicitações de prefeituras visando o fazer nas escolas, o trabalho com grupos, a formação contínua de professores; de escolas confessionais com intenção de trabalhar com adolescentes a escolha profissional; escolas particulares com vistas à questão de limites envolvendo os pais; a aprendizagem de como trabalhar com projetos a construir a proposta curricular interdisciplinar; de ONGs solicitando a formação de multiplicadores para coordenar grupos; para orientar pais sociais entre outras demandas.

Cursos de Formação Livre e aperfeiçoamento

Esta, também, é uma tarefa que pode ser desenvolvida por uma só das áreas profissionais ou em conjunto.

Nestes 30 anos desenvolvemos vários cursos que envolveram mais de uma área: Aprender a Aprender; Disciplina no mundo do instantâneo; Limites na educação da Criança Pequena; Formação Continuada de Professores da Educação Infantil – Jogos Educativos; Discutindo e refletindo sobre nossos filhos; Curso de aperfeiçoamento em Clínica Psicopedagógica; O processo de aprender – Atenção em foco; Sexualidade no século XXI – como educar nossas crianças sem inibir e nem desregrar a sexualidade humana, entre outros.

Atendimento Psicopedagógico Individual

É realizado para atender crianças, adolescentes e adultos que desejem conhecer seu funcionamento para aprender, assim como também, queiram adequá-lo às necessidades pessoais e do contexto onde vivem e convivem.

Atendimento Psicopedagógico grupal

Esta forma de atendimento foi criada e aperfeiçoada pela equipe da Síntese. São grupos abertos, coordenado por duas profissionais. Objetiva aprender no coletivo. Aprender a ouvir e ser ouvido, conversar, criar argumentos, fazer escolhas e realizar tarefas em grupo.

Assessoramento Psicopedagógico

É realizado em instituições que estejam precisando rever seu processo de aprendizagem, criar modalidades de ação visando a eficácia da aprendizagem; implantar novas metodologias, discutir criticamente a ação realizada para poder avançar no que se refere à aprendizagem da instituição.

Supervisão Psicopedagógica na visão da Epistemologia Convergente

Esta é uma ação voltada aos profissionais ou alunos da Psicopedagogia que desejem ter sua prática co-pensada por outros profissionais da área, objetivando o aperfeiçoamento das práticas psicopedagógicas.

A Arte e sua relação com a Aprendizagem

A Síntese vem estudando questões ligadas à literatura, à ilustração, a importância de elementos artísticos no ambiente de aprendizagem, o desenvolvimento do olhar sensível por meio da observação, da abertura para o novo e para o inusitado. Fazer arte num movimento de focar e relaxar, de avaliar o produto, retocar, solucionar enganos, improvisar, expressar sentimentos, ideias e ações.

Psicoterapia Individual

Abordagem de atendimento psicológico à pessoa que busca aprimorar formas de se comunicar e se relacionar, aprofundar e aperfeiçoar o autoconhecimento e resolver questões emocionais.

Terapia de casal

Atendimento psicológico a casais priorizando questões relativas à vida a dois.

Terapia Familiar

Atendimento psicológico à família objetivando a identificação e superação dos entraves relacionais e a busca de uma comunicação que possibilite uma dinâmica mais fluída para a de solução de conflitos, de crescimento pessoal e do grupo familiar.

Reflexão e orientação das funções parentais

Atendimento psicológico que busca refletir sobre a educação de filhos no mundo atual e orientar pais para experimentar formas diferentes de fazer e se comunicar objetivando desenvolver autonomia e facilitar os processos de aprendizagem e relacional entre/com os filhos.

Reflexão da Escolha profissional

Processo que possibilita ao jovem e ao adulto conhecerem suas possibilidades, desejos e interesses, assim como conhecer as ofertas profissionais para fazer uma escolha consciente do seu percurso profissional.

Supervisão Psicológica na visão sistêmica

Oferece um olhar mais distanciado e por meio de questionamentos contribui para que o profissional ou estudante de Psicologia amplie e aperfeiçoe sua prática.

Assessoramento psicológico e consultoria para desenvolvimento de grupos

Destinado a escolas e empresas, objetiva a análise do padrão comunicacional e relacional de um grupo com vistas ao desenvolvimento das equipes institucionais. Ação que se apóia na Teoria e Técnica de Grupos Operativos.

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